ANTECEDENTES LOCALIZAÇÃO NOTÍCIAS SERVIÇOS MAPA DO SITE CONTATO INICIO
 
version german english version
version japanese version portugues
version français version español
version quechua version aymara


Um produto da Green Investment.

Sistemas de Informação Geográfica

Turismo em Bolivia
 
Tocaña
 

A população está a 100 quilômetros da cidade de La Paz, na Província Nor Yungas, a principal rodovia de acesso hoje em dia é carreteira Cotapata-Santa Barbara.

A comunidade afrodescendiente crê que tem vastas razões para ser considerada uma cultura. É verdade que adotaram elementos da cultura aymará, como a pollera, mas hoje estão em fase de volta à influência africana, pouco a pouco, por isso nas mulheres agora é melhor visto que levem blusas largas, de decorados característicos e atraentes, não mais tranças que penduram aos lados, senão dezenas delas enfeitando a cabeça com enfeites de vivas cores, nos varões também existe a inquietude de saber como se vestiam seus antepassados em África.

O artesanato igualmente começou a enfatizar a influência dos ancestrais. Agora se pode notar que a pintura mostra sem modéstia suas cores fortes e atraentes, um reflexo da alegria própria das culturas africanas.

Entre as manifestações artísticas, por suposto que o mais vistoso é a saya. Mas há outros elementos culturais que ainda não se conhecem, como por exemplo as peculiaridades do casal e o enterro das culturas africanas, este último evento se denomina "mauchi", que é uma espécie de oração e canto; como um lamento compartilhado com os demais pela perda do ser querido. Um costume que se manteve desde as tristemente célebres épocas da escravatura. Até a maneira de expressar-se é diferente. Sua língua é o espanhol, mas leva modismos que só os negros compreendem. Os jovens pesquisam e crêem que seu acento é uma herança dos primeiros homens chegados de outro continente para ser submetidos como escravos.

 

BREVE HISTÓRIA.

Chegaram de Gana, Angola e o Congo; alguns inclusive de Sudan. Em tempos da Colônia os homens de cor se localizaram em Centroamérica em qualidade de escravos. No entanto um numeroso grupo chegou à região do Alto Peru, a maioria foi dar às minas potosinas, onde não pôde adaptar-se às condições climáticas. Ali é que começaram a morrer, principalmente as mulheres. Por este motivo, alguns colonizadores decidiram transladá-los aos Yungas/ principalmente as zonas que hoje pertencem ao Departamento de La Paz, para que trabalhem nos cañaverales/. Algumas famílias costumavam marcar-lhes o corpo para que se saiba a quem pertenciam.

Uma das principais características dos escravos que chegaram do Continente africano era sua lealdade para as pessoas que os protegiam.

O antropólogo Freddy Michel diz que depois da Colônia adotaram a vestimenta e inclusive o i