ANTECEDENTES LOCALIZAÇÃO NOTÍCIAS SERVIÇOS MAPA DO SITE CONTATO INICIO
 
version german english version
version japanese version portugues
version français version español
version quechua version aymara


Um produto da Green Investment.

Sistemas de Informação Geográfica

Turismo em Bolivia
 
E Vale de Sapahaqui
 
 

A criação do povo de Sapahaqui, remonta-se ao 29 de maio de 1899, por ordem da Junta de Governo integrada por Macario Pinilla, Reyes Ortiz e o General José Manuel Pando.

Sapahaqui, cuja tradução significa "só", foi reconstruído a três km. mais abaixo do antigo e original povoado, destruído por uma riada o ano 1946, que arrasou terras de cultivo e a maior parte das casas do povo.

Sapahaqui, é uma das principais populações dos vales da província Loayza do Departamento de La Paz, o nome da província se deve à homenagem póstuma ao General José de Ramón de Loayza, patriota que teve destacada participação nas lutas da independência do país. A província Loayza teve como vizinhos insignes a vários presidentes da República, tais como o General. José María Pérez de Urdininea, o General. José Manuel Pando, o Marechal José Ballivian, o Marechal Andrés de Santa Cruz e personagens como o Dr. Felipe II Guzmán.

O povo de Sapahaqui, esta situado a 96 km. da cidade de La Paz, a uma altura de 3.350 mts. acima do nível do mar (m.s.n.m.) e com temperaturas que oscilam entre 16 e 22º graus centígrados. Para chegar ao povoado, podem-se utilizar três vias, empreendendo a viagem pela carreteira asfaltada La Paz- Oruro, desviando por Vila Remedios, outro rendimento se apresenta pelo povo de Calamarca e o terceiro por Vila Loza, utilizando o caminho ao balneário de águas termais de Urmiri.

A região se caracteriza por um clima temperado e agradável a maior parte do ano, onde primam os cultivos de pêssego, pêras, ameixas, manga e alguns vinhedos. Em outras épocas foi grande produtor de vinhos e singanis nas Fazendas estabelecidas (Chivisivi, Parani, Calachapi, e outras. A zona oferta ao visitante, algumas comodidades para seu albergue num pequeno hotel construído no mesmo povo de Sapahaqui, existindo também alojamentos e pensões, bem como, armazéns diversos. No povoado de Tacobamba distante a 10 minutos, existe outro hotel com maiores comodidades e vantagens para passar um descanso prazenteiro.

FAZENDA CHIVISIVI

Esta propriedade rural, encontra-se localizada na comunidade do mesmo nome, cantón Sapahaqui, da Província Loayza do departamento de La Paz; a zona caracteriza se por apresentar uma topografia predominante quebrada, característica dos Vales Fechados, com uma altura média da região de 2.800 m.s.n.m., temperatura média anual de 23° C e um clima temperado, com 500 mm de precipitação anual média. Estes parâmetros indicam um substracto de condições superiores para a produção agrícola.

Os rasgos fisiográficos da área se identificam com a unidade orográfica da "Cordilheira Real", sobressaindo as serranias de Sapahaqui ao este da população do mesmo nome. Fazenda Chivisivi foi construída provavelmente em épocas da colônia, inicialmente como convento franciscano, pela singular estrutura das edificações. Pela década de 1840 pertenceu ao Marechal José Ballivian, presidente da república, posteriormente foi transferida a outros proprietários.

Em setembro de 1906, a propriedade foi vendida ao senhor Rodolfo Aramayo Zapata, pertencendo até a data a seus descendentes. Fazenda Chivisivi conta com construções majestosas que compreendem 15 dormitórios, refeitório de gala, refeitório de diário, vários salões, sacadas e jardins, e instalações de bodegas, salas de fermentação e repouso, para a elaboração de vinhos e singanis.

Atualmente, possui vinhedos onde se produz variedades selecionadas de uva branca como Moscatel de Alexandria, negra como Alfonso Lavalle, Vischoqueña, Moscatel de Hamburgo e Burdeos e ultimamente se introduziu as variedades Cabernet Sauvignon e Merlot.